ISIC PORTUGAL
Making student life better

    À luz do desenvolvimento da situação do coronavírus em todo o mundo, nós ISIC pedimos aos milhões de estudantes, instituições de ensino e parceiros que sigam as orientações e recomendações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS):

    1. Lavar as mãos com frequência
    Limpa regular e cuidadosamente as mãos com água e sabão ou com gel desinfectante.
    Porquê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar gel desinfectante ajuda a matar o vírus que estiver nessa zona do corpo.

    2. Manter o distanciamento social
    Mantem pelo menos 1 metro de distância entre ti e alguém que esteja a tossir ou espirrar.
    Porquê? Porque quando alguém com uma infeção respiratória como o COVID-19 espirra ou tosse projeta pequenas gotículas contaminadas. Se estiveres próximo dessa pessoa, a probabilidade de inalares o vírus é alta.

    3. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
    Porquê? As mãos tocam contantemente em superfícies que podem estar contaminados. Levar as mãos à cara pode transferir o vírus dessas superfícies para dentro do teu organismo e deixar-te doente.

    4. Praticar a higiene respiratória
    Certifica-te de que tu e as pessoas à tua volta praticam uma boa higiene respiratória. Isto significa tapar a boca e o nariz com um lenço de papel ou a prega do cotovelo quando tosses ou espirras. Ao usares um lenço de papel, meter imediatamente o lenço no lixo e de seguida lavar muito bem as mãos.

    Porquê? Gotículas espalham vírus. Ao seguires uma boa higiene respiratória, proteges as pessoas ao teu redor de vírus como gripe e COVID-19.

    5. Se tiveres febre, tosse e dificuldade em respirar, procura atendimento médico assim que possível
    Fica em casa se não te sentires bem. Se tens febre, tosse ou dificuldade em respirar, não saias de casa e telefona para o número 808 24 24 24, através do qual podes ser ouvido e aconselhado por técnicos de saúde. Põe em prática as medidas anteriores e permanece isolado, porque isso previne a possível propagação do COVID-19 ou outras infeções respiratórias.

    Porquê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação na tua área. Ligar com antecedência permitirá que o teu provedor de saúde te direcione rapidamente para a unidade de saúde certa. Isso também irá proteger-te e ajudar a prevenir a propagação de vírus e outras infecções.

    6. Mantém-te informado e segue os conselhos dados pelo teu provedor de saúde
    Mantem-te informado sobre os últimos desenvolvimentos sobre o COVID-19. Segue os conselhos dados pelo seu provedor de saúde, sua autoridade nacional e local de saúde pública ou o teu empregador sobre como proteger-te a ti  e aos outros do COVID-19.

    Porquê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre se o COVID-19 se está a está espalhar na tua área. Segue as recomendações provenientes da Direção-Geral da Saúde. sobre o que as pessoas na tua área devem fazer para se proteger.

    7. Medidas preventivas para pessoas que estão ou visitaram recentemente (últimos 14 dias) áreas onde o COVID-19 se está a disseminar: segue as orientações acima descritas.
    Fica em casa e mantém-te atento a possíveis sintomas de infeção respiratóra.

    Porquê? Evitar o contato com outras pessoas e visitas a instalações médicas permitirá que essas instalações operem de forma mais eficaz e ajudem a proteger-te a ti e a outros contra possíveis COVID-19 e outros vírus.

    Se desenvolveres febre, tosse e dificuldade em respirar, procura orientação médica de imediato, pois isso pode ser devido a uma infecção respiratória ou outra condição grave. Entra em contacto com as autoridades e informa sobre qualquer viagem recente ou contato com viajantes.

    Porquê? Ligar com antecedência permitirá que as autoridades de saúde te direcionem rapidamente para a unidade de saúde certa. Isso também ajudará a evitar a possível disseminação do COVID-19 e de outros vírus.

     

     

    Covid 19